segunda-feira, 20 de junho de 2011

Era uma vez um blog onde eu escrevia coisas sobre a minha vida #2

O cérebro tem algumas redes e ligações (não, eu não percebo de neurologia...) especializadas em produzir explicações mágicas para alguns acontecimentos.

As crianças, por exemplo, têm um tipo de pensamento mágico a partir do ano e meio, onde começam a criar um mundo imaginário quando brincam.
Aos 3, a maior parte sabe a diferença entre fantasia e realidade, apesar de mesmo assim acreditarem (com o encoragamento dos adultos) que existe o Pai Natal, ou a fada dos dentes.
Aos 8, alguns mais cedo, deixam de acreditar e a linha entre a magia e a realidade está quase tão definida como a dos adultos.
Não é por isso coincidência que os cientístas digam que os jovens comecem a acreditar no destino mais ou menos ao mesmo tempo em que deixam de acreditar na "magia".
É também por essa altura, que as culturas começam a ensinar a religião e as orações.

Mesmo assim, uma série de experiências feitas em Harvard, mostram como é fácil induzir o "pensamento magico" em jovens letrados.
Os investigadores puseram alguns participantes a observar um homem de olhos vendados a tentar marcar um cesto e pediram-lhes para desejarem que o homem marcasse.
Sem os participantes saberem, o jogador conseguia ver através da venda, tinha muita prática e acertou em quase todos os cestos.
Nos questionários, os participantes disseram que, provavelmente, os seus "desejos" tinham alguma coisa que ver com o sucesso do jogador.

Como é que as pessoas criam a ilusão que têm poderes mágicos?
Porque cada um de nós está constantemente exposto aos nossos próprios pensamentos e fazemos ligações entre eles e o que acontece no mundo.

O cérebro faz julgamentos sobre coincidências, e chega a conclusões antes de aplicar a lógica.
E apesar das pessoas que têm pensamentos mágicos ou superstições saberem que estes são irracionais e ilógicos, são incapazes de se livrarem deles.

Por isso é que cada vez que joga Portugal, não posso ver o jogo com a minha comadre senão perdemos, ou quando uso aquela camisola azul sei que o dia vai correr mal.
É porque é magia...

Janeiro 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre nós: Somos três e 300% o mais possível...